A qualidade de um projeto refere-se à medida em que as entregas do projeto atendem às necessidades e expectativas dos stakeholders (partes interessadas). O gerenciamento da qualidade é o processo de planejar, garantir e controlar a qualidade do projeto. Ele envolve a identificação dos requisitos de qualidade, a definição de critérios de aceitação e a implementação de medidas para garantir que esses critérios sejam atendidos.
Algumas das atividades comuns do gerenciamento da qualidade incluem:
Identificar os requisitos de qualidade e critérios de aceitação.
Desenvolver um plano de garantia da qualidade.
Implementar processos e procedimentos para garantir a qualidade.
Realizar inspeções e testes para garantir a qualidade.
Monitorar e medir a qualidade do projeto.
Gerenciar e tratar os problemas e não conformidades relacionadas à qualidade.
O gerenciamento da qualidade é importante para garantir que as entregas do projeto atendam às necessidades e expectativas dos stakeholders e para garantir que o projeto seja concluído com qualidade adequada. Ele é geralmente gerenciado pelo gerente de projeto e a equipe do projeto.