Consiste de um documento, com informações preliminares, que visa alinhar objetivos entre as partes interessadas, autorizar o início do projeto, além de definir os recursos e os limites.
Contém os seguintes tópicos:
1 - objetivo;
2 - justificativa;
3 - descrição preliminar;
3.1 - escopo em alto nível;
3.2 - S.M.A.R.T;
3.3 - riscos preliminares;
3.4 - orçamento preliminar;
4 - Designar pessoas (projetista, cliente, financeiro).
Aqui deve ser descrito, sucintamente, o que se pretende alcançar, ou seja, o resultado, a situação futura desejada a ser atingida através do projeto, deve-se observar que objetivo difere das metas.
Neste tópico descreva porque isso é importante, a ponto de mobilizar recursos para a implementação do projeto, é uma oportunidade de negócio, ou é uma ameaça cujo projeto visa reduzir ou neutralizar.
Neste tópico é descrito, de forma relativamente superficial e introdutória, o que exatamente é o projeto, quais etapas para atingir o objetivo, como se dá a organização dos recursos para atingir as metas, quem são as pessoas envolvidas no projeto, e também será descrito o que não faz parte do projeto.
Quais recursos disponíveis para a execução do projeto, quais são as especificações técnicas, qual tecnologia será utilizada, quais profissionais serão requeridos, qual estimativa de custos e de tempo.
Específico: é basicamente a descrição das especificações do projeto tanto no escopo preliminar quanto na etapa do escopo.
Mensurável: o numerário do projeto, medidas de quantidades, custos, variações, tamanho, entre outras métricas possíveis para cada projeto em específico.
Alcançável: se o projeto é algo factível, dados os recursos, contextos políticos, econômicos, considerando os paradigmas tecnológicos vigentes, dentre outras variáveis que se relacionam com o projeto.
Relevante: a importância que justifique a existência do projeto.
Tempo: Definição de um cronograma para o projeto, pois o mesmo deverá ter começo, meio e fim, e este deve ser especificado.
Há possibilidade de mudanças das condições iniciais do projeto a ponto de retardar etapas da execução, elevar custos ou mesmo inviabilizar todo o projeto?
Descreve a quantidade de recursos financeiros que serão necessárias para a execução do projeto.
Designar pessoas, que pode ser a mesma, caso o projeto seja pequeno ou executado individualmente.